top of page

Minibiografia

 

Fotógrafa e médica. Nasceu, vive e trabalha em Belém do Pará. Realiza pesquisas e projetos fotográficos que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos que transitam no campo da antropologia.

Atualmente opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz. Já realizou três exposições individuais, através da contemplação em editais públicos estaduais. Participa de exposições coletivas nacionais e internacionais.

Possui obras em acervos públicos como: Museu im Spital Grunberg- Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro/RJ,  Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galerias Benedito Nunes e Theodoro Braga, Belém/PA. 

Statement

O meu trabalho está estruturado em torno de 2  linguagens principais: fotografia e mais recentemente, videoarte. Interesso-me pelo estudo dos dilemas existenciais. Em meus trabalhos, vejo a possiblidade de criar diálogos, provocar reflexões e investigar com a câmera, como a luz e o movimento geram imagens repletas de ambiguidade, simbologias e contradições. A ativação de meus processos criativos está intimamente relacionada com questões de ordem psíquica. Submetida a provocações e questionamentos, deixo-me contaminar por sensações, sentimentos e emoções que servem como ponto de partida para que eu explore as imagens provenientes do meu consciente e inconsciente, fazendo emergir um universo de símbolos, sensações e expressões, sentido-me livre para deformar a realidade e alcançar campos oníricos.

 

No campo da fotografia documental, desenvolvo projeto de pesquisa, de longa duração que investiga a relação do homem com a espiritualidade, com o divino. Percorro diversas cidades brasileiras atrás dessas histórias, buscando construir imagens que sejam pontes, que comuniquem não só visualmente, mas emocionalmente. Meus retratos não são sobre pessoas, são sobre experiências compartilhadas, sobre ancestralidade, sobre o espaço simbólico onde a memória individual  se dissolve na memória coletiva; Meu trabalho tem um compromisso ético e estético com a alteridade.

© Paula Giordano, 2016. Todos os direitos reservados.

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
bottom of page