Integrando a sua programação paralela, a exposição “Catarse de Devoção”, da fotógrafa paraense Paula Giordano, realiza mais um evento neste mês de outubro. O poeta, romancista, pesquisador da arte e professor João de Jesus Paes Loureiro estará presente no bate-papo "Poesia e fotografia: uma transa". A atividade ocorre no dia 28 (sábado), às 10h, na Galeria Benedito Nunes, espaço que abriga a mostra. A ação é gratuita e o projeto foi contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.
“Catarse de Devoção” tem forte influência do poético em sua pesquisa imagética da corda, elemento marcante do Círio. “Existe uma poética dramática que se descortina quando o homem através destes sacrifícios crê estar purificando a sua alma”, analisa Paula Giordano que incorporou à mostra o poema “A Corda”, de autoria de Paes Loureiro.
“A relação entre poesia e fotografia ou fotografia e poesia é uma transacionalidade. Há equivalência, independência e integração, em um jogo estético pelo qual uma arte fecunda, outra por quem é fecundada”, afirmou o poeta que apresentará no bate-papo elementos que demonstram essa relação tão profunda entre as práticas artísticas.
Com imagens em preto e branco e vídeo em tom documental, a mostra Catarse de Devoção segue com visitação aberta ao público até 28 de novembro, de segunda a sexta, sempre das 09 às 17h, na Galeria Benedito Nunes, no subsolo do Centur. A entrada é gratuita.
PAULA GIORDANO
Paraense, é artista visual e médica. Realiza pesquisas e projetos fotográficos autorais que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com um viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Atualmente, opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz. Possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg - Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA. É uma das vencedoras do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, o principal festival de fotografia documental do Brasil.
JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO
É poeta, romancista, pesquisador da arte, professor voluntário da Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA) e da Faculdades de Dança (UFPA). Mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC/Campinas e Doutor em Sociologia da Cultura, pela Universidade Sorbonne, Paris. Suas obras são publicadas no Brasil, Portugal, França, Japão, Itália e Alemanha.
SERVIÇO: Mostra Catarse de Devoção promove bate-papo com Paes Loureiro. Data: 28/10/2023. Horário: 10h. Local: Galeria Benedito Nunes (subsolo do CENTUR). Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré. Entrada franca. Contatos: galeriatheodorobraga@gmail.com (CENTUR) e (91) 9999-17101 e contato.debbcabral@gmail.com (ASCOM). Projeto contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.
Contato para entrevistas:
Paula Giordano - (91) 98815-6578 | paulagiordanodocouto@gmail.com
Assessoria de Imprensa:
Debb Cabral - (91) 9999-17101 | contato.debbcabral@gmail.com
Kommentare