top of page

Catarse de Devoção segue com visitação aberta até final de novembro

Debb Cabral

Atualizado: 12 de nov. de 2023

O mês de outubro está encerrado, mas a mostra “Catarse de Devoção”, individual da artista visual Paula Giordano, segue com a atmosfera do Círio de Nazaré até final de novembro. A exposição de fotografias em preto e branco e tom documental tem visitação aberta até dia 28, de segunda a sexta, sempre das 09 às 17h, na Galeria Benedito Nunes, subsolo do Centur. A entrada é gratuita e o projeto foi contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.


Foto: Debb Cabral

Centenas de pessoas já passaram pela exposição e puderam conhecer mais do trabalho de Paula Giordano, que é uma das vencedoras do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, o principal festival de fotografia documental do Brasil. Em “Catarse de Devoção” ela traz o recorte íntimo e universal da conexão dos devotos com a corda, um dos maiores signos do Círio de Nazaré. A sua pesquisa imagética teve início em 2012.


“Eu fui com uma câmera na mão e sem saber muito bem o que eu ia fazer. Quando vi a corda, no mesmo instante percebi que aquele seria meu objeto”, relatou a artista sobre a sua primeira experiência fotografando a festa. “Há alguns anos, venho fazendo essa investigação entre o homem e o divino, é aí que entra a catarse”, acrescentou fazendo o gancho com a mostra.


Foto: Gustavo Sousa/FCP

Paula realizou programações paralelas como visita guiada e bate-papo com o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro, ações que fomentaram o debate e aproximaram o artista do público. Além disso, o catálogo da mostra está disponível para download gratuito em seu site paulagiordano.wixsite.com/portfolio, reunindo as imagens e textos da exposição. Até dia 28 de novembro será possível percorrer os sentidos da corda do Círio nas imagens da artista.


PAULA GIORDANO

Paraense, é artista visual e médica. Realiza pesquisas e projetos fotográficos autorais que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com um viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Atualmente, opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz. Possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg - Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA.


SERVIÇO: Catarse de Devoção segue com visitação aberta até final de novembro. Horário: das 09 às 17h. Local: Galeria Benedito Nunes (subsolo do CENTUR). Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré. Entrada franca. Contatos: galeriatheodorobraga@gmail.com (CENTUR) e (91) 9999-17101 e contato.debbcabral@gmail.com (ASCOM). Projeto contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.


Contato para entrevistas:

Paula Giordano - (91) 98815-6578 | paulagiordanodocouto@gmail.com

Assessoria de Imprensa:

Debb Cabral - (91) 9999-17101 | contato.debbcabral@gmail.com


Comments


© Paula Giordano, 2016. Todos os direitos reservados.

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
bottom of page